25.3.09

É... FILHOS CRESCEM

Depois de 13 anos, finalmente minha ficha caiu: meu filho cresceu!
E de repente, instigada por uma conquista dele em um concurso de fotografia do qual eu também participei, me peguei pensando em superação, em evolução.
É que nós, pais, temos a mania de nos achar onipotentes perante os filhos. Só entendemos que eles realmente são capazes de fazer coisas sem nossa interferência, quando eles nos superam. E foi justamente o que aconteceu comigo.
Descobri que meu filho tem talento e que o talento dele é infinitamente superior ao meu!
Tudo começou pela música: o garoto é capaz de tocar qualquer solo na guitarra sem o menor sacrifício enquanto eu fico decorando os acordes da bossa-nova. Depois foi no xadrez – a primeira vez que ele me venceu sem eu deixar foi uma sensação muito louca - e agora, na fotografia! Ele tem uma percepção que vai muito além da minha limitada preocupação com luz, enquadramento, técnica.
O que sinto hoje é um misto de orgulho e dúvida...
E isso acontece quando seu filho faz algo bem melhor do que você e sem o menor esforço.
Ou quando ele começa a explodir talentos em áreas que você nem imaginaria.
Quando você descobre que ele gosta de navegar pela net tanto quanto você e que usa o Orkut sem você saber, porque também tem amigos e, mesmo que você não queira, precisa enfrentar os desfios e perigos deste mundo.
Mas por que precisamos passar por isso? Acredito que seja porque a evolução dos filhos passa por superar o que nós, pais, achávamos que fosse a coisa mais importante do mundo.
Hoje vejo meu filho fazendo coisas que eu fazia, de maneira original e bem mais surpreendente.
É como se meu bebê estivesse dando seu grito de independência. É como se dissesse: “mãe, você fez tudo direitinho e eu posso fazer isso!”
É... filhos crescem e, como ouvi tantas vezes - mesmo resistindo em acreditar - eles são para o mundo.
O que nos resta é prepará-los para a jornada e para serem pessoas melhores, não só para o mundo, mas para eles mesmos, melhores até do que nós fomos ou somos, porque isso também será importante pra eles um dia.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Pato Branco , Paraná, Brazil
Jornalista da Rádio e Tv Educativa do Paraná - TV Paraná Turismo. Mestra em Comunicação - Produção Audiovisual pela Universidad Europea del Atlántico. Pós graduada em Produção de Documentário pela EICTV - Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. Pós-graduada em Telejornalismo pela FAG. Graduada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Fadep. Funcionária da TV Sudoeste - Rede Celinauta de Comunicação entre os anos de 1992 e 2018.