26.7.09

FÁCIL É ESCREVER DIFÍCIL!

Quando comecei a fazer jornalismo há alguns bons anos, queria aprender a falar difícil como aqueles jornalistas experientes que eu invejava, ou como os radialistas que impostavam seus vozeirões e falavam, falavam... e a gente ficava ali ouvindo e imaginando coisas.
Eu queria ler muito, estudar muito, com o objetivo bem claro de escrever e falar tão bem quanto eles.
Durante a graduação em Jornalismo passei a questionar o que é escrever bem.
Será que um bom texto também tem aquele lance de que “depende do seu público alvo”?
Porque eu achava bonitos textos rebuscados, mas no fundo, eles eram complicados de entender.
É... Os tempos mudaram.
Agora temos a internet trazendo textos curtinhos, bem simples e rápidos, ideais pra quem não tem muito tempo disponível. Aí vem a Tevê e nos joga tudo pronto: texto objetivo que passeia sobre imagens atraentes, nem precisa pensar muito!
Meu desafio agora então não é mais escrever difícil e sim, ser compreendida pela grande massa que vê televisão e que se divide entre outras mídias, como a internet dos textos rapidinhos.
A dificuldade na construção de um bom texto passou a ser a síntese.
As pessoas não têm mais tempo para decifrar palavras difíceis, para ficar mais do que um ou dois minutos na frente da TV assistindo a uma reportagem.
Por isso, “escrever bem” se transformou na “arte de cortar palavras”, usar uma linguagem popular sem deixar o texto simplório, medíocre.
Mas até que ponto é bom entrar neste círculo vicioso de texto simples, rápido, fácil, que muitas vezes nem faz pensar, não questiona?
Não sei... Acredito que seja possível sim construir textos objetivos, atrativos e inteligentes ao mesmo tempo.
Ainda não descobri direito essa fórmula, mas sigo tentando sempre. Até porque minha inquietude não me permite sossegar em um estilo por muito tempo.
Nem deixar de questionar...
Enfim, como consumidores de mídia, não podemos esquecer que somos seres humanos, temos sentimentos, capacidade de pensar e decidir o que é bom pra nós.
Lembrem-se disso ao ler seu próximo texto ou ao ver a próxima reportagem na tevê!

2 comentários:

Lionel Messi disse...

טוב

תודה

הנושא של יותר נפלא

Jovilde Lourdes Lupattini disse...

Me vejo perfeitamente neste dilema...Qdo fiz minha primeira pós, os termos q os mestres utilizavam eram mto eruditos, eu fingia q entendia e os aplicava em minha Monografia. Hj, faço Mestrado e está td descomplicado, até os Doutores são mais acessíveis, vão até tomar chopp com a genti!!!! "Ser simples é ser contemporâneo."

Quem sou eu

Minha foto
Pato Branco , Paraná, Brazil
Jornalista da Rádio e Tv Educativa do Paraná - TV Paraná Turismo. Mestra em Comunicação - Produção Audiovisual pela Universidad Europea del Atlántico. Pós graduada em Produção de Documentário pela EICTV - Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. Pós-graduada em Telejornalismo pela FAG. Graduada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Fadep. Funcionária da TV Sudoeste - Rede Celinauta de Comunicação entre os anos de 1992 e 2018.