12.7.09

PLÁGIO, PARA O "REI" PODE!

Em tempos de cinqüentenário da carreira do cantor Roberto Carlos, difícil mostrar algo inovador para quem é fã do “Rei” da música brasileira.
A Rede Globo tenta! Quem viu o videoclipe da música Detalhes, produzido pelo programa Fantástico, ficou encantado com o romantismo do audiovisual onde a escrita da letra da música surge e passeia suavemente sobre a atriz Mariana Ximenes ou se mistura às imagens e silhuetas do cantor.
Realmente, um efeito bonito de se ver.
Bonito, mas não novo.
A técnica chamada de palimpsesto, que corresponde à sobreposição de imagens através de recursos digitais, foi usada pelo cineasta Peter Greenaway no filme Prospero´s Book – A Última Tempestade, na década de 90, em uma adaptação da obra de Shakespeare para o cinema. O filme é complicado de entender, para quem gosta de semiótica, um prato cheio! Mas vale a pena pela inovação no uso de mídias digitais.
E não é só na TV que o cineasta é imitado. Outro dia, assistindo a um DVD da Madonna, percebi muita semelhança no uso de imagens nos telões e até na produção do Show com tudo o que há no filme.
É como diz o ditado: “Quem não cria, copia.”
Legal quando imitam quem tem qualidade, afinal, fãs do “Rei” Roberto e da “Rainha Pop” merecem, não?


Sobreposição de imagens no filme de Peter Greenaway.



O mesmo efeito utilizado no videoclipe de Roberto
Carlos para o Fantástico.

2 comentários:

luanjos disse...

Como é bom ter alguém antenado.Obrigado pela informação....

Unknown disse...

Humm novidade essa!!!

prefiro assim....vc pode filtrar todas, eu confio em vc, sei que vc me conta tudo, mesmo que doa....

só queria dizer que cada vez vc deixa mais falta....um vazio maior...rs....sabia? bjs

Quem sou eu

Minha foto
Pato Branco , Paraná, Brazil
Jornalista da Rádio e Tv Educativa do Paraná - TV Paraná Turismo. Mestra em Comunicação - Produção Audiovisual pela Universidad Europea del Atlántico. Pós graduada em Produção de Documentário pela EICTV - Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. Pós-graduada em Telejornalismo pela FAG. Graduada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Fadep. Funcionária da TV Sudoeste - Rede Celinauta de Comunicação entre os anos de 1992 e 2018.