5.2.12

O que está faltando pros nossos jovens?

Tenho o costume de fazer caminhadas aos domingos no início da noite e é impossível não ficar impressionada com a condição de jovens que ficam ali pelas calçadas na Avenida Tupi.
A diversão é colar um carro no outro, numa disputa tenebrosa de volume, com música de um mau gosto que chega doer. Nas calçadas, garotas e garotos dançam em volta de uma coca-cola e um litro de cachaça. Os copos, de plástico, são jogados ali mesmo durante a baderna. Bem perto há lixeiras.
No final da jornada, fica o lixo, as portas e jardins das empresas todos urinados, fedendo, para os empresários limparem na segudna-feira.
Cansei de ouvir provocações do tipo: "Ô moça da TV, vem fazer reportagem com a gente."
Lamento tanto...
Talvez devêssemos ir à fonte desse problema social.
O que está faltando?
Entendo que faltam opções de lazer, mas sinceramente, um pouco de educação iria muito bem.
Quem faz sujeira na rua, certamente não aprendeu a fazer diferente em casa.

4 comentários:

Marilena Chociai disse...

A PM agiu com rigor no final de semana. Prendeu carros com equipamentos de som que estavam perturbando o sossego e fez a galerinha limpar a sujeira na avenida. Gostei de ver!!!

Sharon Caleffi disse...

=(

Eu já fui uma adolescente sugismunda. Sério, bebia e largava tudo nas calçadas. Hoje eu passo pelo resultados das festas e penso o mesmo que você.

Eu sei o que leva alguém a fazer isso. "Cai" no colo, de repente, todo um mundo de coisas e decisões difíceis. Beber e alienar-se é bem mais fácil e prazeroso.

E realmente, patópolis é complicadíssimo. Qual é a opção? Infelizmente os adultos, "donos" das opções, restringem muito o público. E não tem muita coisa grátis que agrade a gurizada. Eu lembro.

Luiz Felipe Panozzo disse...

Realmente as situações de lazer, não só lugares, mas também a cultura em si precisam ser foco de políticas públicas de nossas administrações. Mas como você disse, educação realmente seria um bom ponto de partida para solucionar esse problema, que pode se tornar uma grave consequência para o futuro dessas pessoas. Sou adolescente, participei do Parlamento-jovem, e sei das necessidades físicas-estruturais; mas uma atitude delas mesmas solucionaria o este cumulo social. Creio que a Polícia não tem de ficar vigiando pessoas por estarem se divertindo, isto se a fizerem da maneira correta e devida. Consciência de vida!

Audinne Ferreira disse...

É, Marilena, pelo visto esse não é só um problema ai na Av.Tupi, nem tampouco na sua cidade. Estava dando uma passeada pelos blogs e encontrei o seu. Sua história me chamou atenção por estarmos longe e mesmo assim parecer que você está falando da rua em frente à minha casa... triste realidade!

* pacientesensinam.blogspot.com *

Quem sou eu

Minha foto
Pato Branco , Paraná, Brazil
Jornalista da Rádio e Tv Educativa do Paraná - TV Paraná Turismo. Mestra em Comunicação - Produção Audiovisual pela Universidad Europea del Atlántico. Pós graduada em Produção de Documentário pela EICTV - Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. Pós-graduada em Telejornalismo pela FAG. Graduada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Fadep. Funcionária da TV Sudoeste - Rede Celinauta de Comunicação entre os anos de 1992 e 2018.