19.4.09

O QUE VOCÊ ANDA COMENDO?


Quando vamos ao supermercado escolher os alimentos pra levar pra casa, normalmente é a aparência que nos atrai, concorda? Se a resposta for “sim”, reveja seus conceitos agora mesmo!!!
A ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária acaba de divulgar o resultado de uma pesquisa sobre o uso de agrotóxicos nos alimentos. O pimentão foi o que apresentou o maior índice de irregularidades para resíduos destes venenos durante o ano de 2008. Mais de 64% das amostras de pimentão, analisadas pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos apresentaram problemas. O morango, a uva e a cenoura também apresentaram índices elevados de amostras irregulares, com mais de 30% cada. Isso quer dizer que de cada 10 morangos que você levar pra casa, em média três têm restos de agrotóxico! Veneno que é responsável justamente por deixar a fruta ou o legume com aquela cor linda, sem defeitos e atrativo.
O feijão nosso de cada dia
Hoje vou falar de um dos alimentos mais básicos da nossa mesa, o feijão.
A gente olha pela embalagem transparente, procura os grãos mais bonitos, a marca que não tenha sujeira misturada, o preço mais em conta. Mas você já procurou informações sobre a procedência do feijão? Nem perca seu tempo, elas simplesmente não existem! Aqui, na região sudoeste do Paraná não há controle algum por parte da Anvisa sobre o uso de agrotóxicos no feijão. E é por isso que agricultores usam livremente os chamados dessecantes: veneno para matar as ervas daninhas e secar mais rápido os pés de feijão, e com isso facilitar e adiantar a colheita.
O problema é que este produto (proibido no Brasil), contrabandeado quase que livremente dos nossos hermanos paraguaios e argentinos, contamina os grãos do feijão que ainda não estavam prontos pra serem colhidos. Automaticamente, vai contaminar você e sua família, que come.
Pesquisas indicam como conseqüências ao ser humano que ingerir o veneno, doenças como gastrite, problemas de pele e até câncer.
Nas minhas andanças por este interior de meu Deus, fiquei sabendo de agricultor que passa o dessecante em quase toda a lavoura. Deixa só um “quadradinho” limpo, sem o veneno, que é pro consumo da família dele!
Portanto, da próxima vez que for comprar feijão, tente descobrir como ele foi cultivado. Talvez uma alternativa seja comprar direto de produtores orgânicos, ou mendigar um pouco lá do quadradinho “limpo”. Eu digo talvez, porque nestas horas, só resta ao consumidor confiar na velha palavra do agricultor.
É a ganância falando mais alto. Mais uma vez...

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Pato Branco , Paraná, Brazil
Jornalista da Rádio e Tv Educativa do Paraná - TV Paraná Turismo. Mestra em Comunicação - Produção Audiovisual pela Universidad Europea del Atlántico. Pós graduada em Produção de Documentário pela EICTV - Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. Pós-graduada em Telejornalismo pela FAG. Graduada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Fadep. Funcionária da TV Sudoeste - Rede Celinauta de Comunicação entre os anos de 1992 e 2018.