3.10.09

O nosso mal estar

Eu não sei o que está acontecendo com as pessoas...
Vejo que estamos cada vez mais trancados em nosso mundinho, preocupados em ganhar a grana pra sustentar nossos desejos, em cumprir o horário do trabalho...
O que será que está faltando?
Freud, no Mal Estar das civilizações, sustenta que esta busca desenfreada por mais e mais, em vez de nos satisfazer acaba nos deixando ainda mais angustiados no final.
O problema está em aprendermos a gostar o que conquistamos. Às vezes eu me sinto culpada por conquistar, por ter mais do que os outros.
Por outro lado, vejo tanta gente que batalhou uma vida inteira e não se dá o direito de relaxar, de fazer uma viagem, gastar um pouco consigo mesma. Parece que planejamos como conquistar o que queremos mas não nos preparamos para o sucesso.
Eu acho que deveríamos dispensar à nossa vida pessoal a mesma dedicação que temos pela nossa carreira, pra não chegar ao sucesso profissional desequilibrados, com a alma vazia.
Eis o desafio!!!
Meus amigos sempre me dizem que sou uma mulher bonita, inteligente, admirada... bem sucedida profissionalmente.
E eu fico pensando: o que está errado então?
Por que me sinto assim tão vazia?
Sei que sou humana como qualquer outra pessoa, com mais ou menos estudo, dentro ou fora da Tv.
Quero ser tratada assim, sem cerimônias, sem medo de falar algo errado, de escrever com erros de português, de não saber a cotação do dólar...
Quero alguém que goste do meu sorriso, do meu cheiro...
Que ache graça quando eu deixo queimar o jantar.
Que leve meu carro pra oficina, porque acho que isso é coisa de homem.
Gosto das coisas assim, simples, sem feminismos nem machismos.
Coisas que sejam gostosas pra todos... mesmo que isso signifique abrir mão às vezes.
Isso é cuidar da alma!
E parece que esqueci desta parte quando planejei minha vida.
Pior é que percebo que este sentimento de frustração emocional que tenho é cada vez mais comum entre meus amigos.
Será que ainda temos tempo?

4 comentários:

Unknown disse...

És linda, inteligente, admirada, independente.....mas falta alguma coisa? eu sei bem o que falta e vc conhece beemmm a pessoa que sabe resolver isso!! saudade

Marilena Chociai disse...

Sabe? Então resolva, rs. Estou esperando!!!

Lucilene Sander disse...

Marilena,

Li alguns dos seus textos aqui e, até por ser psicóloga, admirei e ri ao ler este. Meu riso não é desrespeitoso, não. Ele veio à medida que seu texto provocava lembranças de tantas pessoas que encontro em meu cotidiano profissional e que com certeza, identificar-se-iam com o que vc expressou. Achei muito bom!

E claro, identifiquei-me também...

Abraço.

Marilena Chociai disse...

Para Opcional, leia-se, Wagner Ferreira.

Quem sou eu

Minha foto
Pato Branco , Paraná, Brazil
Jornalista da Rádio e Tv Educativa do Paraná - TV Paraná Turismo. Mestra em Comunicação - Produção Audiovisual pela Universidad Europea del Atlántico. Pós graduada em Produção de Documentário pela EICTV - Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. Pós-graduada em Telejornalismo pela FAG. Graduada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Fadep. Funcionária da TV Sudoeste - Rede Celinauta de Comunicação entre os anos de 1992 e 2018.