1.11.09

NOSSA CULTURA IMPORTADA

Sábado foi dia de Halloween, a festa das bruxas!
Andando pela cidade, achei bonito ver a criançada fantasiada de monstro nas ruas, andando de casa em casa dizendo “doces ou travessuras”.
Por outro lado, fiquei curiosa sobre a origem desta tradição. Sem muito esforço, descobri na net que o "Halloween é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, e tem como base e origem as celebrações dos antigos povos."
Resumindo, o tal dia das bruxas é mais uma tradição importada por nós brasileiros.
O pior disso tudo é que conversando com as crianças fiquei sabendo que é a própria escola quem estimula essa cultura importada.
Tudo bem se a brincadeira é divertida para a molecada. Mas em vez disso, não dá pra escola inventar uma atividade no dia do Saci Pererê, por exemplo???
Seria bacana ver todo mundo numa perna só e dizendo: “doces e pulinhos”.
Continuo meu caminho de casa... e passo em frente da prefeitura. O prédio está bonito, todo enfeitado para o Natal. E neste ano está um pouco diferente. É que botaram soldadinhos ingleses para vigiar a porta. Soldados ingleses!!!!!
Será que nenhum soldado da guarda brasileira serve pra tal função?
Vai ver que o uniforme dos ingleses é mais alegrinho, tem vermelho.
Enfim, é mais legal reproduzir fantasias que vemos na tevê ou nos filmes de Hollywood, o povo gosta, acha bonito... ainda mais no Natal!
Só deixo aqui um pedido. Pense melhor na hora de montar seus pinheirinhos com suas crianças.
Nada de algodão, no Brasil não neva em dezembro!

Um comentário:

Unknown disse...

Saudades de vc....fiquei lendo e pensando em vc.. beijos e bom feriado.

Quem sou eu

Minha foto
Pato Branco , Paraná, Brazil
Jornalista da Rádio e Tv Educativa do Paraná - TV Paraná Turismo. Mestra em Comunicação - Produção Audiovisual pela Universidad Europea del Atlántico. Pós graduada em Produção de Documentário pela EICTV - Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. Pós-graduada em Telejornalismo pela FAG. Graduada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Fadep. Funcionária da TV Sudoeste - Rede Celinauta de Comunicação entre os anos de 1992 e 2018.