6.11.09

QUEM É O LIXO?

Mais de uma semana depois da enchente, autoridades municipais se mobilizam em um grande mutirão contra a dengue.
A ideia é fazer um arrastão por todos os bairros e recolher tudo quanto é lixo acumulado, principalmente recipientes que podem acumular água e proliferar larvas de mosquitos transmissores da doença.
Para isso o municipio conta com a boa vontade da população que precisa pelo menos tirar o lixo dos seus quintais para que seja recolhido pelas máquinas.
Atitude louvável! Até porque ainda tem muita gente esperando que a prefeitura vá lá dentro das casas deles pra recolher os entulhos trazidos pela enxurrada.
E como tem entulho!
Dei uma circulada pelo bairro São João hoje e na casa de um morador o lixo está exatamente onde foi acumulado no dia da enchente. Ele não recolheu uma garrafa plástica sequer, nenhuma! E aí fica ele, filhos, sapos, ratos, todos convivendo naquele ambiente de sujeira. O homem, que está desempregado, me disse que está esperando a prefeitura ir lá limpar o terreno dele.
O que esperar de um povo assim, sem iniciativa?
Quem garante que não vão continuar jogando lixo nos córregos, na rua, pra entupir bueiros e rios novamente e provocar mais estragos?
E não é preciso ir até os bairros mais pobres pra ver exemplos desta falta de educação.
Outro dia, bem no centro da cidade, presenciei a atitude deplorável de um cidadão muito bem vestido, entrando no seu carrão, deliciando-se com seu sorvete depois de ter jogado a embalagem no meio da rua, no chão, logo que saiu da panificadora.
Fiquei passada! Pior é que no carro do cidadão ainda tinha um adesivo da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Que vergonha para uma instituição tão respeitada!
Depois dizem que jogar lixo na rua é coisa de gente pobre e sem cultura!
Garanto que na próxima chuvarada, a embalagem do sorvete dele vai entupir bueiro e alagar lá os bairros mais pobres.
Quem é que vai pagar esta conta???

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Pato Branco , Paraná, Brazil
Jornalista da Rádio e Tv Educativa do Paraná - TV Paraná Turismo. Mestra em Comunicação - Produção Audiovisual pela Universidad Europea del Atlántico. Pós graduada em Produção de Documentário pela EICTV - Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. Pós-graduada em Telejornalismo pela FAG. Graduada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Fadep. Funcionária da TV Sudoeste - Rede Celinauta de Comunicação entre os anos de 1992 e 2018.