30.12.10
NESTE 2010 QUE TERMINA...
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração...
(...)
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...
Epitáfio (Titãs)
Composição: Sérgio Britto
26.12.10
EICTV/Cuba recebe Ordem do Mérito Cultural 2010, do Governo Brasileiro
“Para receber a Ordem do Mérito Cultural foram escolhidas pessoas que exprimem a nossa tradição, a nossa vanguarda, as diferentes correntes de criação cultural e artística do nosso povo”, conta Juca Ferreira. “Muitos dos agraciados não se conhecem entre si e isto é mais uma mostra de que o Brasil é múltiplo, é plural, e que cabe aos brasileiros revelar uns aos outros o país que estão criando em conjunto”, comemora o ministro.
Abaixo, relação dos agraciados na edição 2010 da OMC:
(...)
A Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de los Baños (EICTV), fundada, entre outros artistas e intelectuais, por Gabriel García Márquez, fica localizada a 30 km de Havana, e é uma das mais importantes instituições de cinema do mundo, já tendo formado profissionais de mais de 80 países, dentre os quais, o Brasil.
(...)
fonte: Ministério da Cultura
Veja a lista completa em: http://www.cultura.gov.br/site/2010/12/01/ordem-do-merito-cultural-2010-5/
24.12.10
21.12.10
Bola fora! Ceni é patobranquense.
"Em noite de emoção, Ceni inaugura memorial, joga na linha e faz gol
Goleiro do São Paulo ganha memorial em Sinop-MT, participa de partida beneficente e, com olhos marejados, agradece presente de Natal adiantado."
18.12.10
Veja a reportagem com Marcio dos Panfletos no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=RGWggO26Hf0
16.12.10
Meu níver!!! QUERO UM PRESENTE ESPECIAL
abraços!!!
Lena
16.12.10
15.12.10
14.12.10
Falando em Ivete...
Se fosse Ivete no lugar dela, garanto que mandava um som de Claudia Leitte e ainda achava graça.
Virou celebridade!
9.12.10
Projeto Viver Mais Unimed - Quando a prevenção torna-se investimento.
Reportagem de Marilena Chociai (TV Sudoeste), vencedora do Prêmio Unimed de Jornalismo 2010. Imagens Paulo Tessaro, edição Ítalo Fritzen.
5.12.10
PRÊMIO UNIMED DE JORNALISMO - 1o LUGAR EM TV!! ( Curitiba, 04.12.2010)
Nervosa, antes da divulgação do resultado rsrsr
2o lugar: Luciana Osório, Rede Globo (Programa Fantástico). Matéria:´"É bom pra quê?", com Dráuzio Varela.
CATEGORIA PROFISSIONAL RÁDIO:
1o lugar: Denise Melo (Rádio Banda B AM). Matéria: "Por que as contas do sistema de saúde pública e suplementar não fecham?"
2o lugar: Edson Honaiser (Rádio Celinauta AM). Matéria: "Sustentabilidade e preocupação com o social - focos da Unimed no Sudoeste."
CONFIRA AS REPORTAGENS VENCEDORAS EM: http://www.unimed.com.br/pct/index.jsp?cd_canal=60160&cd_secao=60157
1.12.10
Finalista do Prêmio Unimed de Jornalismo!
30.11.10
Agrotóxicos, um veneno invisível.
Reportagem de Marilena Chociai sobre o uso excessivo de defensivos agrícolas nas lavouras da Região Sudoeste do Paraná e consequências para a saúde dos agricultores. Imagens: Zé Tumelero. Edição: Andreia Menegaro. Veículo: TV Sudoeste.
29.11.10
"ASSENTADOS"
Reportagem de Marilena Chociai sobre o Assentamento Celso Furtado, em Quedas do Iguaçu. Segunda colocada no Prêmio Amsop de Comunicação 2010. Cinegrafista: Evadi Zumba Peroni. Edição: Andre Lessei.
28.11.10
Prêmio Amsop de Comunicação 2010.
É preciso saber perder.
Talvez aquela angústia, aquele mal estar social por querer ter sempre mais ou ser sempre o melhor (que nos consumia há pouco tempo), nos tenha causado dor o suficiente para começarmos a mudar a forma de ver o mundo. Com o tempo a gente vai compreendendo que as coisas que não são como gostaríamos também podem ser boas. Que a vida continua para todos.
Percebemos, com muita clareza, que tudo é cíclico. Que o “gás” que tínhamos há dez anos, hoje é combustível injetado por novos talentos que surgem a todo o momento.
Descobrimos que às vezes é preciso sim, sair de cena e dar lugar para quem é a “bola da vez”.
E isso não é fácil. Dói muito, machuca o orgulho, derruba a autoestima.
Talvez este seja o momento de olhar pra trás e fazer um balanço. Entender o que realmente valeu a pena até agora. Traçar um novo caminho a seguir, com o diferencial da experiência e da história que construímos. Uma via onde as coisas realmente importantes façam a diferença.
Apesar dos meus trinta e poucos anos e de tantas conquistas e decepções, ainda é difícil perder.
Mesmo que este “perder” não signifique ser o pior.
Ainda passam pela cabeça os momentos de alienação que tentam encontrar culpados pelas nossas frustrações.
Mas de repente, lembro de tantas pessoas boas que caminham comigo, verdadeiramente companheiras e fieis. Colegas de trabalho e de vida pelos quais torço mais do que por mim mesma. E então consigo perceber o quanto sou grata às pessoas que estão do meu lado e que vibram comigo a cada conquista, mesmo que não seja o primeiro lugar.
27.10.10
22.10.10
PRÊMIO AMSOP DE COMUNICAÇÃO 2010
6.10.10
ASSENTADA!
Na época, as famílias viviam em barracos de lona. Passei dias a fio lá fazendo cobertura pra Tv. Lembro bem que nós da TV Sudoeste, éramos a única equipe que tinha permissão pra entrar no acampamento. Aproveitei a oportunidade pra fotografar o cotidiano de algumas crianças que viviam naquela condição de miséria.
18.9.10
O CÂNCER QUE DESTRÓI E FAZ RENASCER
Fiquei tentando entender que satisfação é essa que move as redes de voluntariado. Me senti envergonhada por não poder conversar sobre o assunto com tanto conhecimento de causa.
Percebi que o doar-se pode começar num firme aperto de mão, no abraço que o outro precisa tanto, em parar um pouquinho para simplesmente ouvir. Que não é preciso realizar grandes obras, que aqui também se começa pelo primeiro degrau, pela mudança de atitude diante da vida e das nossas dificuldades.
Sou abençoada porque toda vez que fico cega pelos meus problemas que parecem ser os piores do mundo, Deus me coloca diante de pessoas tão fantásticas. Gente que na dificuldade sentiu despertar a solidariedade humana e que se doa. Pessoas que hoje afirmam com determinação: “Meus problemas não são nada diante do que os pacientes de câncer têm.”
Me sinto envergonhada.
Tenho saúde, filhos maravilhosos, uma família incrível, um trabalho pelo qual sou apaixonada, que me ajuda a lidar com as injustiças sociais. E ainda fico deprimida com “meus” problemas?
Acho que ainda conheço pouco da verdadeira alegria de viver. Talvez a doação seja o caminho que leva à esta satisfação pessoal.
Quero saber mais disso, quero descobrir por onde começar...
13.9.10
6.9.10
Inspiração
28.8.10
21.8.10
16.8.10
Cratera formada por queda de meteorito em Coronel Vivida / PR
Reportagem de Marilena Chociai sobre a visita de pesquisadores de diversos países à cratera de Vista Alegre. Exibida pela TV Sudoeste em 13.08.10.
Vênus de Milo
15.8.10
Quem sou eu
- Marilena Chociai
- Pato Branco , Paraná, Brazil
- Jornalista da Rádio e Tv Educativa do Paraná - TV Paraná Turismo. Mestra em Comunicação - Produção Audiovisual pela Universidad Europea del Atlántico. Pós graduada em Produção de Documentário pela EICTV - Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. Pós-graduada em Telejornalismo pela FAG. Graduada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Fadep. Funcionária da TV Sudoeste - Rede Celinauta de Comunicação entre os anos de 1992 e 2018.